Cursos Cinética é uma plataforma de cursos on-line de cinema e crítica organizada pelos editores e redatores da Revista Cinética. A iniciativa surge do desejo de criar um espaço de formação experimental e independente, em que os colaboradores da revista possam compartilhar sua experiência de crítica e pesquisa.
Durante os últimos 15 anos, a Revista Cinética se consolidou como um espaço fundamental da discussão do cinema brasileiro contemporâneo, constituindo um arquivo abrangente dos debates que delinearam o campo durante o período. O primeiro curso da nossa plataforma pretende honrar, portanto, a trajetória da revista, oferecendo nossa experiência de reflexão sobre o cinema nacional contemporâneo.
O curso inaugural da plataforma, Cinema Brasileiro Anos 2010, pretende apresentar uma constelação das questões que moveram a prática cinematográfica nessa década de grande turbulência política e experimentação artística no país. Partindo do cinema da retomada e passando pela emergência do novíssimo cinema brasileiro, o curso pretende seguir o rastro das tendências dos últimos dez anos que redesenharam a paisagem do cinema brasileiro, nos exigindo novas genealogias e instaurando novas expectativas do cinema por vir.
O curso oferece 10 aulas gravadas (20h no total), ministradas pelos professores e críticos da Cinética Filipe Furtado, Hermano Callou, Ingá Maria, Juliano Gomes, Maria Bogado e Victor Guimarães. Além disso, o curso oferta 06 encontros síncronos com os professores para conversar, tirar dúvidas e debater o conteúdo das aulas, sempre às 15h. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom, onde os professores estarão disponíveis para responder a questões entre os dias 10 de agosto e 10 de outubro. Os encontros síncronos acontecerão na plataforma Zoom.
Programa das aulas:
1a aula: Da retomada ao cinema brasileiro contemporâneo
Professor: Juliano Gomes
Uma introdução histórica ao contexto social do cinema brasileiro contemporâneo, focada nas transformações institucionais que deram forma ao jovem cinema brasileiro independente.
2a aula: Cinema de território
Professora: Maria Bogado
O que significa fazer um filme a partir de uma enunciação territorial, com os pés fincados em sua cidade, seu bairro, na sua vizinhança?
3a aula: Etnografias de Ficção
Professora: Ingá Maria
Um panorama das estratégias etnográficas de encenação no cinema brasileiro independente.
4a aula: Cinema militante
Professor: Victor Guimarães
De que maneiras o cinema brasileiro tem tomado posição e ocupado as ruas?
5a aula: O novo maneirismo
Professor: Hermano Callou
Um panorama do cinema brasileiro de tendência maneirista contemporâneo.
6a aula: A ficção distópica
Professor: Hermano Callou
A ficção especulativa e a imaginação distópica no cinema brasileiro recente.
7a aula: Cinema de horror
Professor: Filipe Furtado
A redescoberta do cinema de gênero e o horror de classe média. Do que sentimos medo nessa década?
8a aula: Comédia popular
Professor: Victor Guimarães
A comédia popular como o gênero consolidado do cinema brasileiro de mercado e como território ainda não desbravado de experimentação independente.
9a aula: Cinema de arquivo
Professor: Victor Guimarães
O cinema como gesto de restituição e apropriação das imagens de arquivo.
10a aula: Cinemas experimentais
Professor: Juliano Gomes
Um panorama do cinema brasileiro que revigora a tradição do cinema experimental ou que reivindica uma tradição ainda a se inventar.
Calendário
10 de agosto: Início do curso e disponibilização das aulas 1 e 2
17 de agosto: Disponibilização das aulas 3 e 4
21 de agosto: 1o Encontro, com Maria Bogado
24 de agosto: Disponibilização das aulas 5 e 6
28 de agosto: 2o Encontro, com Ingá Maria
31 de agosto: Disponibilização das aulas 7 e 8
04 de setembro: 3o Encontro, com Hermano Callou
07 de setembro: Disponibilização das aulas 9 e 10
11 de setembro: 4o Encontro, com Filipe Furtado
18 de setembro: 5o Encontro, com Victor Guimarães
25 de setembro: 6o Encontro, com Juliano Gomes
10 de outubro: Fim do curso
Período de inscrições: 15/07/2021 a 09/08/1021
Valor total do curso: R$ 200,00
O pagamento deverá ser feito via PIX para a chave cursoscinetica@gmail.com
Faça sua inscrição pelo formulário disponível neste link (apenas os formulários com comprovante de pagamento serão considerados válidos)
Pensando em quem quer fazer o curso Cinema Brasileiro Anos 2010, mas não tem condições financeiras, abrimos inscrições para bolsas direcionadas para pessoas de baixa renda. Serão ao todo 20 bolsas integrais, e para se inscrever basta preencher o formulário neste link com suas informações pessoais e escrever uma breve carta de intenção nos contando sobre seu interesse no curso e por que você precisa da bolsa. O período de inscrições para bolsas é de 22 a 28. de julho. A divulgação dos resultados será no dia 2 de agosto.
02.08
Equipe Cursos Cinética
Coordenação
Hermano Callou
Produção
Júlia Noá
Conselho
Juliano Gomes e Victor Guimarães