Cobertura do Festival de Berlim
por Pablo Gonçalo
. Berlinale 2014, uma apresentação
. Boyhood, de Richard Linklater
. Castanha, de Davi Pretto
. The Guests, de Ken Jacobs
. The Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson
. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro
. Praia do Futuro, de Karim Aïnouz
. The Second Game, de Corneliu Porumboiu
. Snowpiercer, de Bong Joon-ho
____________________________________________________________________________________________________________
O cinema de Maurice Pialat
Textos a partir da obra do diretor, que voltou a circular em mostras pelo Brasil
Redefinindo impressões
Infância Nua (1968)
por Fábio Andrade
O eterno retorno para casa
La Maison des Bois (1971)
por Luiz Soares Júnior
Uma abertura
Não Envelheceremos Juntos (1972)
por Filipe Furtado
Como morrer junto?
A Ferida Aberta (1974)
por Juliano Gomes
A forma do mistério
Aos Nossos Amores (1983)
por Juliano Gomes
Transcendência contrariada
Sob o Sol de Satã (1987)
por Victor Guimarães
O pincel, a câmera, o gesto
Van Gogh (1991)
por Rafael C. Parrode
_______________________________________________________________________________________________________________________
Fevereiro 2014
Entrevista com Nicole Brenez
por Raul Arthuso e Victor Guimarães
A crítica como conceito, exigência e praxis
por Nicole Brenez
____________________________________________________________________________________________________________
Ecos da 17a Mostra de Tiradentes
Fantasmagoria e vertigem
Bashar, de Diogo Faggiano
por Francis Vogner dos Reis
We own the night
O Completo Estranho, de Leonardo Mouramateus
por Juliano Gomes
Holy Motors
E, de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos
por Juliano Gomes
Saber de cor ou o exílio do verdadeiro reino
Já Visto, Jamais Visto, de Andrea Tonacci
por Dalila Martins
Além é o que se vê
Mundo Incrível Remix, de Gabriel Martins
por Juliano Gomes
Idéias e formas, matéria e memória
O Porto, de Clarissa Campolina, Julia De Simone, Luiz Pretti e Ricardo Pretti;
Em Trânsito, de Marcelo Pedroso
por Victor Guimarães
O horror do pertencimento
O Rio nos Pertence, de Ricardo Pretti
por Fábio Andrade
____________________________________________________________________________________________________________
Cobertura diária da 17a Mostra de Tiradentes
Dia 1
Arqueologia da perda
Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra
por Juliano Gomes
Dia 2
E a vida continua
Cidade de Deus – 10 Anos Depois, de Cavi Borges e Luciano Vidigal
por Juliano Gomes
Dia 3
A armadilha do espelho
Amador, de Cristiano Burlan
por Juliano Gomes
Curtição do avacalho
Passarinho lá de Nova Iorque, de Murilo Salles
por Victor Guimarães
Dia 4
Juventude em marcha
A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
por Victor Guimarães
Dia 5
Impotências do falso
O Bagre Africano de Alatéia, de Aline X de Gustavo Jardim
por Juliano Gomes
A palavra da imagem
Paixão e Virtude, de Ricardo Miranda
por Paulo Santos Lima
Dia 6
Além do espelho
A Mulher que Amou o Vento, de Ana Moravi
por Juliano Gomes
Dia 7
Uma história só
Aquilo que Fazemos com as nossas Desgraças, de Arthur Tuoto
por Juliano Gomes
A verdade do falso
Batguano, de Tavinho Teixeira
por Fábio Andrade
Dia 8
Fogos e artifício
Branco Sai Preto Fica, de Adirley Queirós
por Juliano Gomes
Típico atípico
Aliança, de Gabriel Martins, João Toledo e Leo Amaral
por Juliano Gomes
Edição anterior: entrevista com Apichatpong Weerasethakul; cobertura da V Semana dos Realizadores
+ CINÉTICA