in loco Seminário
"Panorama do Cinema Mundial" por Leonardo
Mecchi No início de dezembro aconteceu no Reserva
Cultural, em São Paulo, o seminário “Panorama do Cinema Mundial”, evento que buscou
traçar uma radiografia do mercado cinematográfico de 26 países do mundo, definindo
suas características e as estratégias para tentar preservar sua produção da hegemonia
do cinema norte-americano. O encontro foi motivado pela situação-limite observada
em junho último, quando 98% das salas de cinema brasileiras estavam ocupadas por
produções norte-americanas (conjuntura observada, com maior ou menos intensidade,
em diversos países do mundo). Diante de tal situação, quais caminhos tomar? O
que pôde ser observado nas exposições dos diversos palestrantes foi como a história
se repete de maneira muito semelhante em diversos países do mundo: o surgimento
de uma produção nas primeiras décadas do século XX, sua consolidação, um período
de estreita comunicação com o público local (principalmente nas décadas de 70
e início dos 80, quando houve um fortalecimento das cinematografias regionais),
uma forte crise a partir da segunda metade dos anos 80 e a recente tentativa de
recuperação nos últimos 10 anos. Publicamos agora três artigos,
derivados diretamente da participação de seus autores no referido seminário. Nesses
artigos, são analisados os cinemas da Romênia
(por Cléber Eduardo), da Turquia (por Leonardo
Mecchi) e da Tailândia (numa participação especial
do Cineclube Equipe, sobre quem já tratamos aqui).
Para os que quiserem se aprofundar no assunto, além do já tradicional Atlas anual
da Cahiers du Cinema (publicação na qual se baseou o Panorama), este ano foram
lançadas duas publicações bastante completas sobre o assunto em língua portuguesa:
a série de livros Cinema no Mundo, sob organização
de Alessandra Meleiro, e a 4a edição do Database Mundo, do boletim
Filme B.
Dezembro de 2007 editoria@revistacinetica.com.br
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