ensaios
Seis notas sobre como melhorar o cinema comercial
por Jonas Mekas, em tradução de Daniel Caetano

Publicado em 28 de Março de 1963

NOTA UM: 1.Anunciar a produção de um filme, O Massacre. 2. Escolher a locação (uma grande garagem vazia no Bronx ou, melhor ainda, um lugar fora da cidade, como Pourghkeepsie). 3. Chamar todos os críticos de cinema para uma “visita especial” para observarem as filmagens. 4. Colocar todos os críticos no set. 5. Metralhar todos os críticos. 6. Anunciar o fim das filmagens.

NOTA DOIS: 1. Pegar uma cópia do filme Exodus. 2. Botá-la na máquina de revelação de filmes. 3. Revelar o filme de novo. 4. Secar. 5. Projetar para o público.

NOTA TRÊS: 1. Pegar uma cópia do filme O Ano Passado em Marienbad. 2. Instalar uma lâmina de corte instantâneo no projetor (podem haver duas variações: a lâmina posicionada antes da lâmpada, cortando o filme antes de ser projetado, e a lâmina posicionada abaixo da lâmpada, cortando o filme logo após ser projetado. Outras variações são possíveis). 3. Projetar o filme para o público. 4. Catar os pedaços de filme cortados pela lâmina. 5. Distribuir os pedaços para as pessoas (os pedaços também podem ser atirados no público com o uso de uma máquina de vento específica).

NOTA QUATRO: 1. Filmar um longametragem “independente” com um orçamento de aproximadamente US$ 1.200.000,00. 2. Convidar os produtores e acompanhantes para uma sessão especial. 3. Projetar o negativo original no projetor de corte instantâneo (ver a Nota Três). 4. Distribuir os pedaços do negativo para o público (esse método resolve todos os “problemas de distribuição”). 5. Agradecer ao público.

NOTA CINCO: 1. Pegar uma cópia do filme E o Vento Levou... 2. Cortar cada plano depois de um segundo. 3. Misturar o que sobrar. 4. Jogar isso num tanque de tinta preta. 5. Secar. 6. Abrir as janelas (de preferência nos dois lados da sala de exibição, para criar ventilação). 7. Projetar (como música, usar os Concertos de Bradenburgo 3 e 4).

NOTA SEIS: 1. Anunciar a produção de 15 milhões de dólares A Destruição de Hollywood (ou Chamas de Hollywood). 2. Alugar o maior estúdio de Hollywood. 3. Alugar todo o equipamento disponível em Hollywood e colocar no estúdio. 4. Explodir o estúdio. 5 Anunciar que A Destruição de Hollywood está pronto.

SUGESTÕES (feitas por Doc Humes): Projetar ao contrário Exodus, o filme de Preminger, do fim para o início. Fazer o mesmo com qualquer filme novo de Ingmar Bergman.

Agosto de 2011

editoria@revistacinetica.com.br


« Volta